What is it about?

Esse trabalho apresenta um estudo comparativo de três questionários com diferentes níveis de respostas.

Featured Image

Why is it important?

Seu objetivo é definir o questionário mais adequado para mensurar a qualidade do serviço de biblioteca de uma instituição de ensino superior.

Perspectives

Os questionários seguem o modelo de Kano. A utilização desse modelo permite a classificação dos atributos em até 6 categorias: obrigatório, unidimensional, atrativo, neutro, reverso e questionável. Para a verificação de qual escala possui maior confiabilidade utiliza-se o método estatístico Alfa de Cronbach. Com a definição da melhor escala a ser usada teremos questionários mais confiáveis. Conclui-se que a classificação dos atributos da qualidade é diferente para cada nível de resposta utilizada nos questionários. De acordo com o Alfa de Cronbach, recomenda-se a utilização do questionário de 6 níveis de respostas, pois apresenta alta confiabilidade nos resultados. Após a classificação dos atributos a coordenação da biblioteca poderá investir naqueles atributos realmente relevantes visando a aumentar a satisfação dos seus usuários.

Professor Helder Gomes Costa
Universidade Federal Fluminense

Read the Original

This page is a summary of: Estudo sobre escala mais adequada em questionários: um experimento com o modelo de Kano, Revista Vértices, January 2011, Essentia Editora,
DOI: 10.5935/1809-2667.20110005.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page