What is it about?
O grande volume de diferentes conteúdos disponíveis na Internet faz com que, muitas vezes, seja difícil identificar aquele conteúdo mais agradável ou relevante para um dado usuário. Este fenômeno se repete também durante a escolha de quais artigos científicos um pesquisador irá ler. Enquanto a maioria das bibliotecas digitais indexam os trabalhos de acordo com a data de publicação e/ou o número de citações recebidas, é possível utilizar Inteligência Artificial, ou especificamente mineração de textos, para auxiliar na tarefa de identificação de artigos potencialmente relevantes para um dado pesquisador. O presente trabalho utilizou mineração de textos para auxiliar no processo de seleção de trabalhos durante a condução de uma revisão sistemática da literatura.
Featured Image
Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash
Why is it important?
Diversos projetos e, em especial, os projetos de pesquisa, contêm uma etapa de revisão da literatura. Este processo pode ser realizado de diferentes formas, por exemplo, exploratória ou sistemática. Com o grande número de textos científicos disponíveis na Internet, identificar aqueles mais relevantes para seu projeto é uma tarefa complexa que pode ser auxiliada pelo uso de Inteligência Artificial.
Perspectives
Read the Original
This page is a summary of: O uso de redes neurais para classificar artigos em revisões sistemáticas, Revista Brasileira de Computação Aplicada, May 2020, UPF Editora,
DOI: 10.5335/rbca.v12i2.10561.
You can read the full text:
Contributors
The following have contributed to this page