What is it about?

O avanço do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (tics) vem se manifestando com força no planejamento e gestão das cidades. Enquanto tradicionalmente o processo da construção sociopolítica das tecnologias urbanas segue uma lógica setorial e fragmentada, ganha relevância a percepção da necessidade de estratégias mais integradas de desenvolvimento urbano e tecnológico. Para uma compreensão desta possível necessidade, é preciso reconstruir fatos e episódios da história de implantação das TICs a partir dos grupos sociais envolvidos, de seus interesses e atuações específicas, e a relação entre todos esses aspectos. Este tipo de análise leva em consideração a teoria da construção social das tecnologias, e tem como objetivo produzir uma narrativa dos casos estudados do ponto de vista de sua construção social e política. Assim, neste trabalho analisamos criticamente diferentes estratégias urbanas de apropriação dos avanços tecnológicos - relacionados às TICs - e suas características, bem como o processo sociopolítico de sua formulação.

Featured Image

Why is it important?

Este artigo divide-se em quatro partes principais, sendo a primeira uma breve discussão dos desafios colocados ao planejamento e governança urbanos em função da gradativa fragmentação das atividades de intervenção no território urbano e da constante dificuldade em acompanhar o ritmo das evoluções tecnológicas na cidade. Sustenta-se a idéia de fundo do artigo sobre a maneira como as TICs podem e vêm influenciando as formas de apropriação do espaço e gestão das cidades. Segundo, a partir de uma breve caracterização da importância de compreensão do desenvolvimento urbano-tecnológico, observamos casos concretos de quatro cidades médias sendo duas no Brasil, uma na Bélgica e outra no Reino Unido, com o objetivo de compreender a maneira com que urbanistas e governos locais enfrentam os novos desafios na tentativa de construção de uma abordagem integrada entre avanço tecnológico, planejamento e gestão urbana. Com base na teoria da construção social das tecnologias a terceira parte empreende uma análise comparativa dos quatro estudos de caso. Finalmente, nas considerações finais busca-se uma síntese para melhor compreender o desafio do planejamento das cidades do futuro.

Read the Original

This page is a summary of: A cidade e a construção sociopolítica do planejamento urbano-tecnológico, EURE (Santiago), January 2014, SciELO Comision Nacional de Investigacion Cientifica Y Tecnologica (CONICYT),
DOI: 10.4067/s0250-71612014000100005.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page