What is it about?

Este ensaio de cunho bibliográfico e analítico, objetiva primordial refletir a relação das ideias arquitetadas e denominadas por Thomas Hobbes como estado de natureza, contrato Social e eloquência, desta última, enfocando a habilidade retórica. A primeira ideia denota um estado anterior à constituição da sociedade civil. Seria uma hipótese em que haveria guerra e competição entre os sujeitos, justificada pela ausência de um ser que personifique o poder soberano.

Featured Image

Why is it important?

Nesse contexto, cada indivíduo busca seus interesses pessoais, resultando em uma vida insegura e instável. Para escapar desse estado caótico, Hobbes propõe um contrato, no qual os indivíduos concordam em desistir da liberdade e autorregulação em prol da proteção de um soberano absoluto que os governe. Na sustentação do referido acordo social, está o talento da habilidade retórica da eloquência, ou arte retórica, que entraria como auxiliar da razão, moldando as paixões dos súditos em prol da obediência civil.

Perspectives

Na conclusão, torna-se evidente que a habilidade retórica é fundamental para evitar o retorno dos indivíduos ao estado primitivo, contribuindo para a manutenção da obediência civil. Além disso, Hobbes nos instiga a refletir sobre como a liberdade, a vida em sociedade, a governança e a influência da comunicação se entrelaçam na política e conflitos contemporâneos.

Prof. Dr. Carlos Alberto Brito da Silva Jr.
Universidade Federal do Para

Read the Original

This page is a summary of: ESTADO DE NATUREZA, CONTRATO SOCIAL E ELOQUÊNCIA NA FILOSOFIA POLÍTICA DE THOMAS HOBBES, Saberes Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, November 2023, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN,
DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3id33580.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page