What is it about?
Este ensaio de cunho bibliográfico e analítico, objetiva primordial refletir a relação das ideias arquitetadas e denominadas por Thomas Hobbes como estado de natureza, contrato Social e eloquência, desta última, enfocando a habilidade retórica. A primeira ideia denota um estado anterior à constituição da sociedade civil. Seria uma hipótese em que haveria guerra e competição entre os sujeitos, justificada pela ausência de um ser que personifique o poder soberano.
Featured Image
Photo by Shubham Sharan on Unsplash
Why is it important?
Nesse contexto, cada indivíduo busca seus interesses pessoais, resultando em uma vida insegura e instável. Para escapar desse estado caótico, Hobbes propõe um contrato, no qual os indivíduos concordam em desistir da liberdade e autorregulação em prol da proteção de um soberano absoluto que os governe. Na sustentação do referido acordo social, está o talento da habilidade retórica da eloquência, ou arte retórica, que entraria como auxiliar da razão, moldando as paixões dos súditos em prol da obediência civil.
Perspectives
Read the Original
This page is a summary of: ESTADO DE NATUREZA, CONTRATO SOCIAL E ELOQUÊNCIA NA FILOSOFIA POLÍTICA DE THOMAS HOBBES, Saberes Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, November 2023, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN,
DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3id33580.
You can read the full text:
Contributors
The following have contributed to this page