What is it about?

Algumas técnicas são apresentadas neste trabalho, que foca o método de dessalinização por umidificação e desumidificação (DSUD). Essa técnica tem se mostrado a mais eficiente, devido ao seu reaproveitamento de energia. Há ainda muito o que melhorar para viabilizar a sua implantação em grande escala, principalmente em termos de produção de água, energia específica requerida e custo específico de produção de água. Entretanto, a DSUD já se mostrou uma técnica sustentável, promissora, de custo razoável e funcionamento simples. Dessa forma, os autores incentivam maiores investimentos em pesquisas no Brasil na área de dessalinização solar e aproveitamento dos rejeitos do processo, visando à produção de água purificada nas regiões brasileiras que têm deficiência em água potável.

Featured Image

Why is it important?

O problema de escassez de água potável se torna uma realidade em quase todos os países e recentemente até mesmo em outras regiões brasileiras que não somente o sertão nordestino. O método de dessalinização por umidificação e desumidificação (DSUD) é uma alternativa de baixo custo e viável, especialmente para regiões com baixa densidade populacional.

Perspectives

Acredita-se que o método de dessalinização por umidificação e desumidificação (DSUD) deve ser estudado como uma alternativa para fornecimento de água potável para regiões brasileiras de baixa densidade populacional.

D.Sc. Esly Ferreira da Costa Jr
ufmg

Read the Original

This page is a summary of: Análise do processo de dessalinização solar com ênfase no método de umidificação e desumidificação, Engenharia Sanitaria e Ambiental, October 2019, FapUNIFESP (SciELO),
DOI: 10.1590/s1413-41522019177407.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page