What is it about?
Este artigo apresenta o protocolo para uma revisão de escopo que vai catalogar as manifestações clínicas decorrentes da toxicidade aguda por tacrolimus em pacientes adultos que receberam transplantes de órgãos sólidos. O tacrolimus é um medicamento essencial para evitar a rejeição, porém possui uma faixa terapêutica estreita, podendo causar danos graves ou fatais quando atinge níveis sanguíneos excessivos. A pesquisa focará em indivíduos com concentrações séricas iguais ou superiores a 20 ng/mL, abrangendo transplantados de coração, pulmão, rim e fígado. Pretendemos com isto, preencher uma lacuna na literatura ao identificar precocemente sinais e sintomas como tremores, náuseas e alterações renais. O trabalho seguirá diretrizes metodológicas rigorosas para extrair dados de diversas bases científicas globais sem restrição de idioma. Por fim, o objetivo é oferecer um panorama detalhado que auxilie profissionais de saúde no manejo clínico dinâmico dessa condição crítica.
Featured Image
Photo by Patrick Tomasso on Unsplash
Perspectives
O objetivo é oferecer um panorama detalhado que auxilie profissionais de saúde no manejo clínico dinâmico dessa condição crítica.
Lidia Einsfeld
Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Read the Original
This page is a summary of: Signs and symptoms of acute tacrolimus toxicity in solid organ transplant recipients: a scoping review protocol, JBI Evidence Synthesis, December 2025, Wolters Kluwer Health,
DOI: 10.11124/jbies-24-00420.
You can read the full text:
Contributors
The following have contributed to this page







